HUMILHAÇÃO SOCIAL
Curso: Serviço Social Disciplina: psicologia
Alunos: Nayra de Moura Praça, Suziely de Sousa RA: 376568
Tutor ED:
RESUMO SOBRE AS ATPS DE SERVIÇO SOCIAL
Floriano Piauí-PI 17 de Abril de 2013 Humilhação Social.
O conceito de humilhação pode ser definido como, um sentimento de ser ofendido, menosprezado, rebaixado, inferiorizado, submetido, vexado, constrangido e ultrajado pelo outro, que pode ser por uma pessoa, um colega ou chefe. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado, revoltado, perturbado, mortificado, traído, envergonhado, indignado e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento. Pensamos então que a sociedade vive, portanto com essa realidade cruel: a desigualdade social, a humilhação social trata-se de um fenômeno histórica longamente sofrida pelos pobres.
. Os temas da Psicologia Social, justamente, incidem sobre problemas intermediários, difíceis de considerar apenas pelo lado do indivíduo ou apenas pelo lado da sociedade. É este o caso para o problema da humilhação social. A humilhação crônica, longamente sofrida pelos pobres e seus ancestrais, é efeito da desigualdade política, indica a exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito intersubjetivo da iniciativa e da palavra. Mas é também de dentro que, no humilhado, a humilhação vem atacar. A humilhação vale como uma modalidade de angústia e, nesta medida, assume internamente, como um impulso mórbido, o corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado.
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não