desafio sociedade e familia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – INSTITUTO KROTON
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
NOME DO TUTOR EAD: MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
FAMÍLIA E SOCIEDADE /SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
São Luís – MA Março/2015
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL COM AS FAMÍLIAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a atuação do Assistente social com as famílias, no entanto, há algum tempo a família vem sendo modificada, se apresentando em novos arranjos, trazendo consigo muitas vezes, conflitos que até então não existiam. A família passa então a ser definida pela Política Nacional de Assistência Social - PNAS como um grupo de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos e de solidariedade, independente das características que ela assume, e a partir deste conceito, a família passa a ser considerada como núcleo social fundamental para efetivação de todas as ações e serviços de Assistência Social.
Sabe-se, que antes do Movimento de Reconceituação, os Assistentes Sociais tinham uma maior atuação junto às comunidades e aos movimentos sociais, e a família foi trabalhada de maneira muito superficial. Depois da Reconceituação, o Serviço Social começa a se abrir para várias tendências (funcionalista, fenomenológica, dialética), sobretudo da análise crítica das correntes marxistas e socialista.
Neste contexto, a família contemporânea brasileira é permeada por inúmeros desafios, e várias mazelas fazem parte do seu cotidiano, tais como a violência, o desemprego, a pobreza, as drogas e outras complicações. Percebeu-se então que em diversas áreas, a intervenção de profissionais junto à família é permeada por inúmeros desafios. Tratar dessa temática é incursionar por questões complexas e por realidades reconhecidamente em transformações.
FAMÍLIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
No Brasil a família é amparada e protegida através de artigos da Constituição Federal e do Código Civil, criados com o objetivo de