Desafio Profissional
DESAFIO PROFISSIONAL
Curso: Bacharelado em Serviço Social 2º semestre
Disciplinas: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.
Comparação entre o Assistente social da década de 1980 e o Assistente social da década de 2000.
A década de 1980 foi extremamente importante e no decorrer desse período, esta profissão sofreu vários avanços, tomando grandes proporções nas definições de rumos teórico-metodológicos, técnico-acadêmicos e políticos para o Serviço Social. Em 1980 com a aproximação da teoria de Marx e a vigência do currículo mínimo, as maiores transformações do Serviço Social se deram com a aprovação do código de ética de 1986, porém a regulamentação da Profissão só acontece em 1993 – Lei 8662/93 e na nova Proposta de Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social, afirmando que a profissão é autônoma inscrita na divisão sócio-técnica do trabalho coletivo, ainda que não ocorra à ruptura com o conservadorismo, este é considerado o Código Marco da profissão por sua legitimidade teórico-prática alcançada pela categoria profissional, gerados por movimentos populares, com o objetivo de reivindicar maior respeito pelo processo democrático. Com a promulgação da Constituição da Republica Federativa do Brasil, que ocorre no ano de 1988, a profissão caminha na construção de uma identidade profissional voltada à classe trabalhadora, assumindo uma prática mais humanizada e com maior enfoque nos direitos dos cidadãos, tendo como valor central a liberdade em favor da equidade e da justiça social.
Tem-se hoje um projeto profissional ético-político, construído coletivamente em décadas anteriores, que selou o compromisso da