desafio profissional
Centro de Educação a Distância
Acadêmicas: Alcydilyeny Thamyres G. Souza – 231185; Elena F. Brandão – 265302;
Maria Aparecida de L Rodrigues – 8742912327; Vanusa R. de Araújo –8979214918.
FAMILIA E SOCIEDADE - SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO.
Tutoras EAD: Ma. Ana Lúcia Américo Antônio Edilene Xavier Rocha Garcia
CAMPO GRANDE
MS/2014
Este trabalho tem como objetivo compreender as mudanças na vida das famílias e matricionalidades sociofamiliar que apesar das grandes transformações e impactos nos arranjos e composições familiares contemporâneas, ainda observa-se a permanência de velhos padrões e expectativas da família burguesa quanto ao seu funcionamento e desempenho de papeis paterno e materno, independente do lugar social que ocupam na estrutura de classe sociais.
A Política Nacional de Assistência Social, na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social ressalta o campo da informação, monitoramento e avaliação. Sendo que essa nova tecnologia de informação e a ampliação das possibilidades de comunicação contemporânea têm um importante significado: Um sentido técnico e político.
Estas novas possibilidades devem ser consideradas como veios estratégicos para uma melhor atuação e assistência das políticas sociais, sendo este um novo instrumento na concepção do uso da informação, do monitoramento e da avaliação no campo da política de assistência social.
Uma vez que, as famílias vêm sofrendo transformações que compõe uma rede complexa de significados, na qual o aumento da expectativa de vida dos indivíduos, em especial nos centros urbanos, repercute diretamente na vida familiar. Este aumento propicia maior convívio entre as gerações familiar e ainda tem um recurso potencial para enfrentar as demandas sociais e econômicas presentes em seu cotidiano. Para SARTI (1999);
A família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas com as