Desafio profissional historia
Centro de Educação à Distância História
Estrutura e Organização da Educação
Brasileira e Educação e Diversidade
Luiz Fernando da Cruz Alves: 1709933640
Desafio Profissional
Tutora: Elcania Gruber
Barretos 2015
INTRODUÇÃO
O tema do multiculturalismo visa estudar as diferentes culturas existentes no mundo e, assim, busca evitar conflitos sociais, políticos e étnicos-raciais.
Pesquisando sobre o assunto entende-se o tamanho da polêmica gerada sobre o tema, e com isso os vários conflitos sobre o que é “diferente”. É fácil perceber o quanto isso prejudica a convivência, e o quanto se faz necessário a informação para que exista respeito entre os diferentes grupos.
No Brasil, as influências africanas e indígenas estão presentes, de forma indireta ou direta, no dia-dia do brasileiro. Ainda assim, a classe dominadora impõe a cultura dos colonizadores, não respeitando a cultura dos tidos como “diferente” .
1. A DIVERSIDADE E O MULTICULTURALISMO NAS ESCOLAS
Principais Aspectos Abordados Nos Documentos Relacionados ao Respeito às Diversidades e ao Multiculturalismo.
* Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96):
Estabelece a obrigatoriedade do estudo em história e cultura afro-brasileira e cultura indígena no ensino fundamental e médio, público e privado. O conteúdo programático deverá incluir vários aspectos da história e da cultura, desses grupos, que caracterizam a formação da população brasileira, serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
* Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Até dezembro de 1996 o ensino fundamental esteve estruturado nos termos previstos pela Lei Federal n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Essa lei, ao definir as diretrizes e bases da educação nacional, estabeleceu como objetivo geral, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, proporcionar aos educandos a