Desafio Profissioal
A Politica é uma forma de organizar uma sociedade, colocando regras, normasonde todas pessoas possam se orientar e seguir, fazendo valer seus diretos e deveres.
O Brasil desde a sua colonização pelos portugueses, herdou essa forma de política de exploração, onde o sistema é de total dominânciasobre a classe menos favorecida.
A politica de assistência social minimizaessa desigualdade social gritante, que assola o país. Na ditadura militar, a população tinham seus direitos todos limitados, sem vez nem voz, sofriam com a censura, tinham seus filhos, amigos, eles eram presos, mortos ou deportados se fossem contra o governo em alguma manifestação. O papel do assistente social apósvários encontros para discutir o papel do assistente social dentro desse cenário, ficou registrado em documentos de qual seria o direcionamento do profissional na área social menos favorecida.
Os assistentes sociais deixam de atender as regras da burguesia e se torna um profissional voltado para as causas da politica social, voltado para os menos favorecidos. Deixando a área do assistencialismo, da maneira de tratar os pobres, com pena e somente dando ajuda para aquele momento de necessidade, rompe essa maneira de trabalhar e utiliza de toda uma política publica na área da assistência social, nos vários setores onde atua, sejam nos hospitais, postos de saúde, Ongs, CRAS, mediando situações e buscando soluções para diversos conflitos da população.
A política teria que ser igual para todos, como está escrito na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Art. 7º “De que todos são iguais perante Lei, sem distinção, todos tem igual proteção perante a Lei. Porém não é o que acontece, ela também contribui muito para essa desigualdade entre pobres e ricos, eles não tratam igual, a lei não é aplicada a mesma sentença para um e outro. Por isso a impunidade fica cada dia maior e a violência cresce na mesma proporção, as Leis desse país precisam de mudança