Desafio Pro
A história do mundo mostra que a construção civil sempre existiu para atender as necessidades básicas e imediatas do homem sem preocupação com a técnica aprimorada em um primeiro momento. A constituição das cidades exigiu qualificação e técnicas mais apropriadas e vantajosas para se construir edifícios cada vez mais sustentáveis. Surgem as edificações concebidas com responsabilidade social.
É urgente a identificação das características técnicas que propiciem a execução de um edifício ecologicamente correto tais como: condicionamento de ar, posicionamento de fachada em relação ao nascente/poente do sol, destinação de resíduos sólidos, reuso de água dentre outros. Também, uma profunda reflexão das principais causas de um estudo preliminar inadequado ou apressado da fase inicial do projeto, tais como: falta de observação da orientação magnética, análise incoerente quanto ao correto uso da edificação, preocupação somente com questões financeiras construtivas sem projeção de custos de manutenção desta edificação.
O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL, na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.
A Declaração de Política de 2002 da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento
Sustentável, realizada em Johanesburgo, afirma que o Desenvolvimento
Sustentável é construído sobre “três pilares interdependentes e mutuamente
Sustentadores”: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e
Desenvolvimento Ambiental.
Sustentabilidade Econômica
Título: Qualidade e Custo
Objetivo: Qualificar mais o Profissional da Construção e controle de gastos.
A: Com melhores treinamentos na área em que atua.
Resultado: profissional mais qualificado, cliente mais satisfeito.
B: Incentivos por produção padrão.
Resultado: Profissional motivado há alcançar o objetivo proposto.
C: Compra e utilização de material de ponta e referencia