Desafio Ijana 7
1260 palavras
6 páginas
Famílias: configurações e realidade Social A leitura do texto nos levou ao seguinte entendimento sobre as configurações familiar. Para Sarti:
A família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas com as quais se constrói a autoimagem e a imagem do mundo exterior. É onde se aprende a falar e, por meio da linguagem, a ordenar e dar sentido às experiências vividas. A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo. Este processo que se inicia ao nascer prolonga-se ao longo de toda a vida, a partir de diferentes lugares que se ocupa na família (SARTI, 1999, p. 100).
Desta forma, as configurações e reflexão sobre família exige ampliar o olhar numaperspectiva critica, pois a mesma é repleta de significados que precisamos entender, e que no decorrer do tempo passou por inúmeras transformações. A partir da segunda metade do século XX muitos foram os aspectos reveladores da transformação que redesenharam a família; exemplo disso foi o crescimento de netos e bisnetos que vivem com avós e bisavós. Ver Vitale (2003) e Atlas – Danfut e Segalen (1998)
Na família contemporânea se evidência o aumento da expectativa de vida, a mulher ganha cada vez mais espaço o mercado de trabalho, e o resultado disso se deu na redução de números e filhos por família, os grandes avanços tecnológicos como os exames de DNA, sem falar nos aumentos de mulheres chefes de famílias e da família monoparental e os altos índices de divórcios, separações e dos recasamentos, são evidentes exemplos das novas configurações pelas quais passa a vida familiar.
E essas mudanças causam impactos distintos no âmbito familiar, por essa razão há uma diversidade de modos de viver em família, ou seja, não há uma única configuração familiar (SZYMANSKY, 2004; LE GALL e MARRTIN, 1996; SARTI 2003).
No terreno das contradições, por um lado as famílias tem centralidade, por outro lado absolutamente distinto, as desigualdades sociais fazem as famílias