Desacelerar
“Conta-se a história de um jovem lenhador, forte, ambicioso, ansioso para mostrar sua grande habilidade em derrubar árvores. Certo dia desafiou um senhor da firma bem mais velho a um concurso para ver quem derrubava mais árvores em um dia de trabalho.
O jovem cortador começou atacando árvore após árvore com uma fúria jamais vista entre lenhadores. O velho cortador também se aplicava à sua tarefa com toda a perícia que os anos de experiência haviam lhe concedido. Mas o jovem deu risada quando lhe contaram que o velho lenhador parava para descansar de tempo em tempos debaixo de uma árvore na floresta. “É vitória certa para mim” pensou o jovem lenhador.
Qual foi a surpresa quando, no final do dia, o jovem ofegante encontrou o velho lenhador tranqüilo, e com 2 vezes mais árvores cortadas que ele, foi então que ele descobriu que em cada período de “descanso”, o velho e experiente lenhador parava para afiar o machado.”
Essa talvez seja uma história que muitos já tenham ouvido, é bem usada em palestras em escolas, locais de trabalho, seminários e igrejas. Estamos vivendo dias loucos, no findar do dia nos assustamos com a velocidade em que tudo está acontecendo, a semana está passando rápido demais, o ano quase não vemos e a nossa geração precisa urgentemente desacelerar. Uma grande parte do nosso dia é gasto nas redes sociais, nossa rotina de trabalho e estudos parecem duplicar, mal deitamos para dormir e já temos que acordar, tomamos rápido nosso café, ao caminhar nas ruas trombamos com as pessoas, as vezes paramos e pedimos desculpas e alegamos estar com pressa. Assim tem sido os dias de muitos, talvez assim esteja sendo os seus dias, e o meu conselho pra você é: Desacelere.
O siginificado da palavra desacelar no dicionário aurelio é: Diminuir ou perder a aceleração ou a velocidade. Refrear ou perder o ímpeto ou a intensidade. Tornar ou ficar mais brando