Dermatopoliomiosite,
As miopatias inflamatórias são um grupo heterogêneo de doenças que se caracterizam por fraqueza muscular proximal e inflamação não supurativa do músculo esquelético e produção de autoanticorpos e sem alteração sensorial e dos reflexos tendíneos6,7. fraqueza muscular proximal das cinturas pélvica e escapular; evidência de miosite à biópsia muscular; elevação de qualquer enzima muscular sérica − creatinofosfoquinase (CPK) ou aldolase ou desidrogenase lática (DHL) ou aminotransferases (em particular, a aspartatoaminotransferase); eletromiografia compatível com miopatia − potenciais de unidade motora polifásicos de baixa amplitude e de curta duração; fibrilações, mesmo em repouso; descargas de formato bizarro e repetitivas; lesões cutâneas características de DM − heliótropo; pápulas de Gottron; sinal de Gottron6.
Características clinicas O início é frequentemente gradual e progressivo. Tanto na polimiosite (PM) como na dematomiosite (DM), a evidência principal é a fraqueza muscular que induz a suspeita diagnóstica, sendo simétrica, bilateral e proximal, acometendo músculos das cinturas escapular e pélvica, variando o grau da perda de força, podendo desenvolver fadiga e intolerância aos exercícios até dificuldade na deambulação.
Comprometimento cutâneo Cerca de 30% dos casos há o aparecimento do fenômeno de Raynaud na fase primaria da doença. O paciente apresentara apresentará exantemas eritematosos na região