Dermatites causadas pelo cimento
1- Introdução 3
2- Desenvolvimento 4
2.1- Riscos Ocupacionais 5
3- Medidas Preventivas 6
3.1- Higiene Pessoal 6
3.2- Equipamento de Proteção Individual 6
3.3- Orientação 6
4- Bibliografia 7
1- Introdução
A dermatite é considerada uma dermatose ocupacional proveniente do ambiente de trabalho da pessoa, seja de forma direta ou indireta, sendo que esta doença não atinge somente a pele, mas também pode atingir cabelos, mucosas e unhas.
A dermatite de contato, que é uma das formas de dermatite, ocorre na área de contato da pele do trabalhador com a substância nociva. A substância química que entrou em contato com a pele do operador pode ser irritativa ou alérgica, o que causará dermatites irritativas e alérgicas respectivamente na pele agredida.
No Brasil, as dermatoses ocupacionais ocorrem em maior número na construção civil e segundo lugar nas indústrias metalúrgicas, sendo que estas têm maiores incidências em empresas de pequeno porte, onde não são utilizados muitas vezes os EPI’s adequados para cada ambiente de trabalho, ou ainda os mesmos são utilizados sem conhecimento de forma errônea.
O objetivo deste trabalho é apresentar as medidas de prevenção para as dermatites causadas pelo contato com o cimento.
2- Desenvolvimento
A construção civil é um ramo de atividade de grande importância no cenário econômico brasileiro. Ao lado da importância real que representa para economia mundial, o ramo da construção civil abriga uma realidade dura no que diz respeito às condições de trabalho: é considerado um dos mais perigosos em todo o mundo, inclusive no Brasil, liderando as taxas de acidentes de trabalho fatais, não fatais e anos de vida perdidos.
As doenças ocupacionais são aquelas em que foi demonstrada plenamente sua relação com fatores causais específicos no trabalho, os quais podem ser identificados, medidos e, eventualmente, controlados. Elas podem ser causadas por condições adversas de