Depto. Projetos Incorporação – Áreas Comuns
Informações:
Arquiteto: Edson Elito
Área construída: 15mil m²
2002/2011
Conceitos:
Transparência e horizontalidade. Longitudinalmente o edifício é dividido em 2 setores: -A oeste em estrutura de concreto moldado in loco, onde todos os ambientes tem necessidade de isolamento, ex. teatro, adm, centro odontológico etc...
-A leste espaços livres com pé direito de 15 metros organizam espaços livres como praças, piscina semi olímpica e quadras poliesportiva. As lajes do primeiro e segundo pavimentos, e a cobertura, são nervuradas a cada 10 metros.
A modulação estrutural de todo edifício é de 10m no sentido longitudinal do terreno por 12,5m no sentido transversal, partindo de um submódulo de 1,25m x
1,25m. Já o vão transversal das vigas metálicas é de
37,5m com vigas a cada
10m.
O sistema de cobertura segue a divisão longitudinal do edifício. Existe dois tipos de cobertura, a metálica se estende pelos espaços com pé direito de 15m e é composta por estruturas de aço e telhas metálicas com isolamento térmoacústico.
Entorno
Entorno
Terminal Santo Amaro
Planta TÉRREO
Planta TÉRREO
Planta TÉRREO
informação
Planta TÉRREO
comedoria
Espaço de convivência
Estrutura Metálica
Para cumprir a transparências, grandes panos de vidro funcionam como vedação na maior parte das salas e áreas livres, como por exemplo a piscina, estrategicamente colocada na lateral da entrada principal do edifício, visível a todos os visitantes. Todas as fachadas incorporam um material laminado verde serigrafado com reticula em forma de pequenos pontos na cor cinza, isso reduz 67% a incidência de raios solares no interior do edifício.
A fragilidade do vidro contrapõe-se ao concreto armado aparente, em um jogo de aberturas e fechamentos estratégicos.
Planta TÉRREO
Planta TÉRREO
Solário
Planta TÉRREO
Planta TÉRREO
Acessos de apoio ao palco, e descendo a