depressão
Depressão é um termo que vem do latim de (baixar) e premere (pressionar), isto é, deprimere, que literalmente significa "pressão baixa".
É relativamente recente, tendo sido introduzido no debate sobre a melancolia em contextos médicos somente no século XVIII, passando a ser mais utilizado pelos psicopatologistas no século XIX.
A Depressão é um Transtorno Afectivo (ou do Humor), caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida.
O Afecto é a parte de nosso psiquismo responsável pela maneira de sentir e perceber a realidade.
A Depressão é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes. Uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens, podem vir a ter crises depressivas durante a vida desde a juventude até à terceira idade.
É uma perturbação do humor que não deve ser confundida com sentimentos de tristeza que geralmente são reactivos a acontecimentos da vida que passam com o tempo e não impedem a pessoa de viver normalmente.
Nas pessoas deprimidas há uma diminuição da vitalidade.
Tipos de depressão
Depressão Maior ou Unipolar:É a depressão mais séria em números e gravidade de sintomas Caracteriza-se por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de trabalhar, dormir, alimentar-se e aproveitar de actividades anteriormente consideradas agradáveis pela pessoa. Estes episódios depressivos incapacitantes podem ocorrer uma, duas ou várias vezes durante a vida.
Depressão Menor, ou Distimia: É um tipo menos grave de depressão que envolve sintomas crónicos e prolongados, não tão incapacitantes, mas impedem a plena capacidade de acção ou que a pessoa se sinta bem. Às vezes, pessoas com distimia apresentam, também, episódios de depressão maior.
Depressão Bipolar: antigamente denominada doença maníaco-depressiva. Não é tão frequente quanto as outras formas de doenças depressivas. Caracteriza-se por ciclos de depressão e euforia ou mania. É