Depressão
Professora:Ariana Vieira
Nome: Karoliny Soares Neves
Atualmente muitas doenças psicológicas vem afetando pessoas de todo mundo.Essas doenças, tem como fonte o desgaste emocional, a incapacidade, a solidão, traumas em geral entre outros.Entre elas, as mais significativas são a depressão e o estresse.
Segundo pesquisa realizada a maior parte dos entrevistados afirmam que a depressão é a consequência mais grave do constante estresse.Diretamente associado ao lado conjulgal, profissional e social.
Se analisarmos essas colocações poderemos perceber que essa afirmação está parcialmente correta sendo que o constante estresse pode afetar todas as areas da vida de um indivíduo prejudicando-o podendo leva-lo a um quadro de depressão.Mas isso não significa que a depressão é causa exclusiva do estresse .Ao contrário do que muitas pessoas pensam são manifestações completamente distintas. A depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.
As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos, estresse, estilo de vida, acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.
Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está neste estado. O mais importante é saber como a pessoa se sente, como continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de