Depressão na 3 idade
1.1 Tema
Indicação do assunto da pesquisa em sua dimensão mais abstrata. Ex. “Sigilo bancário” ou “Ética na advocacia”.
1.2 Delimitação do tema
Delimitar é indicar a abrangência do estudo; é estabelecer os limites extencionais e conceituais do tema. Enquanto princípio de logicidade é importante salientar que quanto maior a extensão conceitual, menor a compreensão conceitual e, inversamente, quanto menor a extensão conceitual, maior a compreensão conceitual.
Se a pesquisa não for bibliográfica o enunciado deve incluir: variáveis principais, a população, local e período da pesquisa. Exemplo de delimitação no âmbito da pesquisa bibliográfica: “Aspectos éticos e legais da quebra de sigilo bancário”. Exemplo de delimitação no âmbito da pesquisa documental: “Reclamações contra advogados na OAB-SC, no período de 2004 a 2006.
1.3 Problematização
Delimitado o tema, o passo seguinte é a sua problematização. Para que fique clara e precisa a extensão conceitual do assunto, é importante situá-lo em sua respectiva área de conhecimento, possibilitando, assim, que se visualize a especificidade do objeto no contexto de sua área temática. Gil (1995, p. 57-58) aponta cinco “regras” para a adequada formulação do problema. São elas: a) o problema deve ser formulado como uma pergunta; b) o problema deve ser delimitado a uma dimensão viável; c) o problema deve ter clareza; d) o problema deve ser preciso; e) o problema deve apresentar referências empíricas. As regras não são absolutamente rígidas e devem ser moldadas à especificidade do problema. É importante, também, lembrar que cada orientador possui uma forma própria de problematizar as questões de pesquisa.
O texto da problematização deve ser encerrado com as perguntas de pesquisa em destaque..
1.2 Justificativa
A justificativa situa a importância do estudo e os porquês da realização da pesquisa. O texto da justificativa, em geral,