depressao
Assim para o tratamento farmacológico são usados rotineiramente antidepressivos, porém poderíamos fazer uso de tratamentos alternativos, não farmacológicos , pois a outras formas de aumentar a disponibilidade destas monoaminas como exemplo temos: O exercício físico, ioga, acupuntura , ou alimentos, mamão, abacate, peixe e chocolate. Desta forma diminuiríamos os efeitos adversos . Na depressão pós parto por exemplo a medicação administrada pela mãe pode passar para o lactante pelo leite, causando vários efeitos ao mesmo.
O mais estudado neurotransmissor é a serotonina. "Sua produção pode ser aumentada com o consumo de alimentos ricos em triptofano, um aminoácido, e carboidratos". A seguir temos alguns alimentos que podem auxiliar no tratamento.
FAZER UMA TABELA
Chocolate
Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.
Aveia
Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.
Banana madura
Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É ótima