Depreciação
Laureate International Universities
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
HALLISON DA SILVA SOUZA
DEPRECIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO
MANAUS
2014
HALLISON DA SILVA SOUZA
DEPRECIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO
Trabalho apresentado ao Centro Universitário do Norte - Uninorte, como um dos requisitos parcial para a obtenção da 1ª nota para disciplina de Contabilidade Geral, ministrada pela Prof. Adalzemir Silva de Alencar, do Curso de Ciências Contábeis.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
A Depreciação é o custo ou a despesa que temos com o desgaste do Ativo Imobilizado. Ao longo do tempo, com a obsolescência natural ou desgaste com uso na produção, os ativos vão perdendo valor, essa perda de valor é apropriada pela contabilidade até que esse ativo tenha valor reduzido a zero.
Neste trabalho apresentaremos o conceito de Depreciação, como identificar o que deve ser imobilizado, as taxas de Depreciação mais usadas, seus tipos e métodos variados.
1 CONCEITO DE DEPRECIAÇÃO
A Depreciação seria o fenômeno contábil que expressa a perda de valor dos valores imobilizados que a empresa utiliza ao longo do tempo. De acordo com Ribeiro (2010, p.270), “Depreciação é a diminuição parcelada de valor que sofrem os Bens de Uso da empresa, em decorrência do desgaste pelo uso, da ação da natureza e da obsolescência”. Quando ao desgaste pelo uso, se encontram os equipamentos móveis ou imóveis, como os utilizados pelas indústrias, que se desgastam com processo produtivo. Pela deteriorização caracterizam-se os materiais elásticos da família das borrachas e plásticos. Já a obsolescência são os equipamentos que são superados por novas inovações tecnológicas. Outra definição é a de Moraes Junior (2010, p.107), onde diz que “consiste em considerar, como despesa ou custo do período, uma parte do valor