Depois envio
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES
Conforme a NBR 10520 (2002, p. 1), citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte.” Serve para esclarecimento do assunto em
discussão ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma. Pode ser resultante de fonte escrita ou oral.
Citação direta
“Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.” (NBR, 10520, p. 2). Podem ser apresentadas de duas formas: até três linhas escrevem-se normalmente no texto e vêm entre aspas. Acima de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letras fonte tamanho 10, sem aspas e com espacejamento simples.
Indicação de Autoria
Poderá ser inserida no texto em letras maiúsculas e minúsculas ou com letras maiúsculas quando estiverem entre parênteses.
Exemplo de citação até 3 linhas com autor inserido no texto: Para Minayo (2001, p. 22) “o conjunto de dados quantitativos e qualitativos não se opõem, ao contrário, se complementam.”
Exemplo de citação até 3 linhas com autor inserido entre parênteses, no final da citação: “O professor universitário precisa de consolidada experiência de pesquisa para bem ensinar; o aluno da universidade precisa de uma vivência de prática investigativa para bem aprender.” (LIMA, 2004, p.18).
Texto elaborado a partir das Normas NBR 10520 /ABNT de agosto/2002, por Profª MSc. Guiomar da Rosa Bortot do Curso de Pedagogia e Profª MSc. Kátia Dalla Libera Sorato do Curso de Ciências Contábeis/UNESC .
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
Exemplo de citação com mais de 3 linhas com autor inserido entre parênteses, no final da citação:
A ciência é a busca do conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e abrange um conjunto de conhecimentos racionais – certos e prováveis – obtidos segundo determinado método, sendo sistematizados e verificáveis, com a característica adicional de fazerem referência a objetos de uma mesma natureza.