Dependencia da tecnologia
Iremos apresentar o avanço da tecnologia em nosso cotidiano, como ela esta cada vez mais presente e identificando os seus benefícios e malefícios, e como a dependência dela pode se tornar um problema.
A tecnologia está em nosso dia a dia até quando não queremos. Convivemos com ela no carro, no escritório, na igreja, na rua, no shopping e em muitos outros locais que nem imaginamos. Toda esta presença nos deixa mal acostumados e impacientes quando precisamos de uma informação e ela não está disponível imediatamente.
Algumas pessoas conseguem ter um bom relacionamento com a tecnologia se aproveitando de seus benefícios enquanto outros ficam completamente alterados, ansiosos e dependentes dela.
Você sabe quanta informação o ser humano consegue processar por dia.
Segundo Stephanie Kohn (2011) e o Museu da Comunicação de Berna (Suíça), com a ajuda da tecnologia, os humanos recebem sete exabytes de dados a cada 24 horas. Isso representa cerca de 959 bilhões de fotos em alta resolução (6 MB por foto) ou 12 mil livros. Ainda de acordo com o museu, durante o período de um clique, 20 milhões de emails são enviados e, a cada segundo, 200 mil mensagens de textos são escritas. Absurdo, não é?
Com essa quantidade de dados atropelando nosso cérebro em um período tão curto de tempo, não há quem não fique estressado. E foi pensando justamente nesse estresse causado pela vida moderna que o museu suíço resolveu criar uma exposição para ajudar as pessoas a se desintoxicar desse mundo de informação e, conseqüentemente, da tecnologia.
2 EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA
É evidente que a tecnologia ao longo do tempo está presente no nosso cotidiano e nos trouxe muita facilidade e comodidade, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos são bem presente e cada vez mais modernos e facilitando nossa vida.
Mas a principal evolução veio com a internet e aparelhos que possuem conexão com ela como computadores, notebooks, smartphones ou tablets, a internet nos trouxe a rapidez