Denis
Na época moderna várias variáveis entram em jogo. A população mundial; A capacidade de produção das grandes empresas; O consumo esgotável dos recursos naturais, etc.
Assim, mesmo que o homem trabalhe exclusivamente como fazia o primitivo em pouco tempo a capacidade do planeta estará completamente esgotado. Max Weber não chegou a possuir esse critério em sua época (entre o sec. XIX e o XX) estabeleceu bases do capitalismo e procurou racionalizar o trabalho e postulo o espírito do ganho e do lucro
2. Não acho que ele as considere provisórias, acho que ele considera passíveis de flexão de acordo com o interesse de quem investiga ou de quem contrata o estudo.
Quando de posse de métodos e técnicas eficazes um cientista pode explicar tudo a que se propõe explicar.
3: Bem isso pode ser explicado por weber como uma ação racional segundo fins, como forma de verificar o balanceamento do lucro obtido.
O Capitalismo é um sistema sócio-econômico, político e social adotado pela grande maioria dos países e das sociedades humanas, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária.
O espírito do capitalismo é justamente acumular capital, o qual é então usado como moeda de troca a fim de adquirir os serviços e produtos desejados. Como se percebe, o nome veio a calhar, pois informa diretamente uma das principais características imanentes, que é o acúmulo de capital (embora nenhum indivíduo seja obrigado legalmente a acumulá-lo).
O fator economico-financeiro é a base do Capitalimo, por isso eu acredito que Max Weber falou sobre o balanço, já que o balanço (em termos de contabilidade) é o que