Dengue
A dengue é uma doença infecciosa que atinge, principalmente, áreas tropicais e subtropicais do mundo. A doença é causada por um arbovírus. É transmitida pela picada do mosquito (Aedes aegypti) infectado, geralmente nas regiões urbanas, e pelo Haemagoggus spegazzinii nas regiões das matas. Os vírus, inoculados pelos mosquitos, multiplicam-se nos linfonados e invadem o sangue.
As epidemias de dengue acontecem com mais frequência durante o verão ou após períodos chuvosos. Uma pessoa com dengue apresenta febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Os primeiros sintomas podem ser confundidos com um resfriado ou gripe, mas é preciso buscar orientação médica para o diagnóstico correto da dengue.
Após o período de incubação de 3 a 6 dias, o indivíduo apresenta febre elevada, calafrios, dores de cabeça, musculares, nas articulações e prostração. Após alguns dias surge sangramento gástrico que origina o (vómito negro) , lesões no fígado e rins e icterícia . O índice de mortalidade pode chegar a 5% dos casos.
A doença pode ser perigosa, principalmente ao atingir grupos de risco, como crianças e idosos. Como a dengue é uma doença transmitida por um mosquito, a melhor forma de se evitar a doença é combatendo os focos de criadouro. A população pode contribuir na luta contra a dengue evitando o acúmulo de água em suas casas e quintais.
É importante verificar latas, embalagens, pneus, calhas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasinhos de plantas, jarros de flores, caixas d´água, vasilhas de água dos animais, piscinas, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras para ver se não apresentam acúmulo de água.
Os órgãos públicos também atuam na prevenção, por meio de campanhas de conscientização da população e mutirões de limpeza. Vale lembrar que o mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar em que haja água parada e limpa.
Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti verifique sua casa e