DENGUE
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três. Clinicamente pode se manifestar de cinco formas diferentes, que são elas: Assintomática, oligossintomatica, dengue clássica, dengue hemorrágica e formas atípicas.
O foco do artigo foi o município de Bela Vista de Minas – MG, pois nessa região tem vários fatores que favorecem a proliferação dessa doença. O aumento desses casos se deve à falta de prevenção para o combate ao mosquito. Foi observado que que existe um grande acumulo de lixo nos quintais das casas e em lotes vazios, agua parada, caixas d’agua destampada, medidas simples que se não feitas aumentam o número de casos da doença.
Mesmo com as várias campanhas que são feitas todos os anos, muitas pessoas desconhecem ou banalizam os riscos, não vendo como problema que deve ser atacado como forma prioritária, sendo assim necessária a intensificação de orientações e que visem o combate da dengue.
Frente ao quadro endêmico do município de Bela Vista associada à ideia de que a população é corresponsável por esta situação, foi necessário a retomada de alguns conceitos importantes e que devem ser discutidos com a população, de uma forma bem simples, abordando os seguintes pontos: Vetores, formas de transmissão, período de incubação, período de