dENGUE
Dengue clássica: A dengue clássica é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros.
A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. No geral, a dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez. Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos. Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tonturas e quedas.
Sintomas da dengue hemorrágica: Dores abdominais fortes e contínuas
Vómitos persistentes
Pele pálida, fria e úmidaSangramento pelo nariz, boca e gengivasManchas vermelhas na pele
Comportamento variando de sonolência à agitação
Confusão mental
Sede excessiva e boca seca
Dificuldade respiratória
Queda da pressão arterial.
Prevenção da doença:
Para a prevenção da dengue é fundamental evitar os locais que podem armazenar água limpa parada e evitar as picadas do mosquito da dengue, por isso é recomendado:
Virar garrafas vazias com a tampa para baixo;
Não deixar entulho no quintal ou nas ruas;
Cobrir a caixa d'água e piscinas;
Guardar baldes virados para baixo;
Varrer a água parada, inclusive a das lajes;
Colocar