Dengue
Causada por quatro vírus distintos, porém da mesma família. A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer ¨melindre¨, ¨manha¨, referencia ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada.
Há muitas espécies de mosquitos que podem transmitir doenças infecciosas, como febre do Nilo Ocidental, malária, febre amarela, encefalite viral e dengue. 50 a 100 milhões de pessoas por ano, entre Ásia, África e América Latina.
A maioria das pessoas picadas não apresentam sintomas.
Clássica é quando apresenta: dores de cabeça, dor atrás dos olhos, febre alta, dor muscular e nas articulações, manchas vermelhas na pele, entre outros.
Hemorrágica: no início os sintomas são iguais a clássica, após o 5 dia alguns paciente apresentam sangramento e choque, diminuição das plaquetas, causando alteração na coagulação sanguínea. Surge sangramento em pequenos vasos na pele órgãos internos.
Síndrome do choque: ocorre queda na pressão arterial, problemas cardiorrespiratórios e alterações neorológicas.
São conhecidos quatro sorotipos da dengue. A pessoa infectada por sorotipo estará imune permanentemente para esse sorotipo, mas não para os demais.
Quem pica e transmite é a fêmea, o sangue humano tem proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos. O desenvolvimento do embrião se faz em 48h. Um ovo pode sobreviver até um ano sem água.
Demora de 10 a 12 dias para passar da fase ovo e tornar-se mosquito. É mais fácil combatê-lo neste período. A temperatura influência na transmissão. Raramente ocorre abaixo de 16ºC, preferencialmente acima dos 20ºC, temperatura ideal entre 30 a 32ºC.
Como tratar? Não há um tratamento específico, apenas tratamento para aliviar os sintomas. Deve-se ingerir muito liquido como água, sucos, chás, soros caseiros. Sintomas podem ser tratados com paracetamol ou dipirona. Não deve ser usado medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiflamatórios como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de