dengue
Introdução
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado flavivirus, e transmitida ao homem principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. O Aedes aegypti é menor que um pernilongo/muriçoca comum.
Objetivo
Esse projeto tem como objetivo verificar se há relação dos casos de dengue com as regiões suscetíveis a enchente no município de São Caetano do Sul.
Métodos
Foi realizada a pesquisa por meio de banco de dados da Vigilância Sanitária de São Caetano do Sul, identificando os casos notificados de dengue com endereço fixo ou temporário entre o período de janeiro de 2004 a dezembro de 2013. Todos os casos foram georreferenciados através dos mapas e arquivos de Notificação Compulsória. Realizamos a contagem de casos notificados, separando os casos positivos, negativos e autóctones dos importados.
Resultados
Com relação às áreas, evidenciou-se que a área mais vulnerável situa-se nas áreas de várzea do rios Tamanduateí e Ribeirão dos Meninos, os quais fazem parte da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, tendo seus cursos situados nas cidades limites a SCS. Os dados coletados sobre a dengue incidindo em SCS evoluem a cada ano e ainda não foi possível correlacionar diretamente com as áreas de vulnerabilidade.
Conclusão
Houve um aumento visível dos casos de dengue nos residentes de SCS a cada ano analisado. Ocorreu uma diminuição de casos registrados durante o inverno, nos anos de 2008 e 2009, nos anos seguintes, até 2013, o maior pico ocorreu no outono.
Autores:
Bruna Ciccheto de Moura
Danilo Correa Cordeiro
Melissa Vautier
Pamella Wildmann Ramos