dengue
Teresina, PI
Outubro de 2013
Introdução:
Para o controle de endemias, a saúde pública conta com ações de diversas naturezas, que visam ao impacto direto nas relações causais, e com campanhas informativas para a instrução da população quanto aos cuidados e prevenção.
As epidemias de dengue são responsáveis no mundo e no Brasil, por milhares de casos e óbitos anualmente. O nível endêmico dessa doença está relacionado à elevada infestação domiciliar pelo Aedes Aegypti.
O mosquito da dengue encontrou condições favoráveis para sua rápida propagação, pela urbanização acelerada que criou cidades com deficiência de água e de limpeza urbana; pela não utilização de materiais biodegradáveis e etc. Com isso a promoção da Saúde é uma estratégia defendida pela OMS, tendo como componente as políticas públicas, visando a melhoria da qualidade de vida e saúde na comunidade.
Objetivo:
Apresentar os cuidados e prevenções a respeito do mosquito da Dengue.
Relacionar criadouros do mosquito da Dengue através da pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos.
Metodologia:
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica tendo como fonte artigos e livros.
Justificativa:
Foi escolhido o tema “Dengue” porque é um assunto de saúde pública e que o mosquito é fácil de propagar-se em qualquer ambiente.
Não podemos nos descuidar quanto a esta epidemia, por levar à morte, caso ela seja grave. Com isso necessita-se de novas estratégias que possibilitem a diminuição da propagação do mosquito.
Desta forma, o presente projeto, visa mostrar como se cuidar e prevenir do mosquito da Dengue.
Cronograma
Atividades
Outubro
Novembro
Dezembro
Seleção de material para pesquisa
X
Leitura do material selecionado
X
Coleta de dados
X
Discussão dos resultados
Elaboração do relatório final
Apresentação do relatório final
Referências: www.scientiaplena.org.br Cad. Saúde Pública,