demostrações contábeis
As Demonstrações Contábeis são tão antigas como a Contabilidade (+/- 400 a.C) onde o homem voltava a contabilidade na variação do seu rebanho. No início exigia-se apenas o Balanço para análise, mas com o tempo começou a exigir outras demonstrações para concessão de crédito, como as Demonstrações de Resultado do Exercício antigamente Balanço de Resultado, e o Fluxo de Caixa conhecido como Balanço Financeiro tudo se resumia em Balanços.
A abertura de Capital por parte das empresas S.A possibilitou a participação de pequenos ou grandes investidores como acionistas, levando à escolha de empresas mais bem sucedidas, tornando-se a Análise das Demonstrações Financeiras (Contábeis) um instrumento de grande importância e utilidade na tomada de decisão.
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A base de apresentação de demonstrações contábeis de uso geral, a fim de assegurar comparação tanto com as próprias demonstrações contábeis de períodos anteriores quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades do mesmo setor. São destinadas a atender às necessidades dos usuários que não estejam em condições de exigir relatórios adaptados para atender às suas necessidades específicas de informação preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as Demonstrações Contábeis elaboradas segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. A geração das Demonstrações Financeiras sob o regramento das NBC´s objetiva fornecer informações que