demostrações contabeis
Orçamento empresarial gera informações necessárias para orientar a direção de uma empresa na tomada de decisão, este é um instrumento necessário para qualquer gestão independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica, é importante que a gerência e as pessoas que participam do processo orçamentário estejam comprometidos com o sucesso.Os controles financeiros são ferramenta que os gestores poderão visualizar e decidir as medidas que deverão ser tomadas, então orçamento empresarial é necessário para que a empresa possa antecipadamente, desenvolver atividades no período projetado, bem como o caminho que será percorrido.A função do orçamento empresarial não é só prever os acontecimentos futurista mas também traçar objetivos para a empresa.
A importância do fluxo de caixa financeiro
Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa atinja seu objetivo final (lucro). O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial, a partir dele o administrador levanta dados extraídos de cada departamento da empresa e toma as decisões necessárias e cabíveis para o momento.
Então fluxo de caixa é: dar uma visão das atividades desenvolvidas bem como operações financeiras que são realizadas, no grupo do ativo circulante, dentro das disponibilidades, e que representam o grau de liquidez da empresa. Zdanowicz (1992) "o fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado"
Diferença entre DVA e DFC A demonstração do Valor Adicionado (DVA) evidencia o valor das riquezas criadas pela sociedade, bem como sua efetiva distribuição. Esta evidenciação representa ferramenta importante tanto para o usuário interno quanto para o externo (acionistas, administradores, fornecedores, clientes, governo etc).
Dfc
A demonstração de fluxo de caixa