demontraçoes contabeis
O relatório contábil é a forma resumida e organizada dos principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período. Ao fim de cada exercício, com base na escrituração contábil é feito as seguintes demonstrações financeiras: Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração dos fluxos de caixa, demonstração do valor adicionado (apenas para Cias. Abertas).
Temos as notas explicativas para complementar os dados das demonstrações, o exercício social tem a duração estabelecida de um ano.
O balanço patrimonial demonstra a situação financeira de um determinado período, é dividido em duas colunas, a direita passivo e patrimônio liquido e a esquerda ativo. Passivo demonstra toda a obrigação da empresa com terceiros, Ativo é todos os bens e direito da empresa, que são avaliáveis em dinheiro e que representa benefícios presentes ou futuros para a empresa, Patrimônio liquido é o valor aplicado pelo proprietário no empreendimento, o investimento inicial do proprietário, contabilmente capital.
Demonstração do resultado do exercício é o resumo das despesas e das receitas em um determinado período, é apresentado de forma dedutiva, e subtrai as receitas das despesas, e dessa forma teremos o resultado, lucro ou prejuízo. Temos a DRE simples para pequenas e micro empresas, que não necessita de dados minuciosos para a tomada de decisão. E temos a DRE completa, exigida por lei, nela e necessária minúcias informações para a tomada de decisões.
A receita bruta é o total bruto vendido no determinado período, nelas são inclusas os impostos sobre vendas.
O lucro bruto é a diferença entre as vendas liquidas e o custo das mercadorias vendidas.
Lucro operacional é obtido através da diferença entre o lucro bruto e as despesas operacionais, quais sejam: despesas com vendas são todas as despesas com vendedores, comissões