Demonstrações
Av. Eugênia Biancalana Duarte, 501 - Jardim Primavera Sumaré 13173-050
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Heloisa Pereira RA: 2550442494
Marcos Sabara RA: 1186411672
Rosineide Rodrigues RA: 2564470372
Talita Gomes da Silva RA: 2547443543
5 Semestre Curso: Ciências Contábeis
Prof. Wagner Villalva
Sumaré
2013
Estrutura das Demonstrações Financeiras -
Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.
A Análise Vertical e Horizontal são duas técnicas básicas das demonstrações financeiras; como o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), e a Demonstração de Origem e Aplicações de Recursos, que tem como característica a comparação de valores em um determinado período com os valores apresentados nos exercícios anteriores.
A legislação não tem uma regra para a utilização das formas de apuração das análises, essas análises são apenas métodos utilizados e aprovados no mercado financeiro, e com base nisto, vamos abordar os pontos mais importantes nestas duas análises – Vertical e Horizontal.
A Análise Vertical
É também conhecida como análise da estrutura, e apresenta os valores percentuais de cada conta e grupo de conta em comparação a um valor base; sendo que no Balanço Patrimonial, o valor base são o total do Ativo e do Passivo, e na DRE, o valor base é o valor da Receita Líquida; e estes percentuais são obtidos dividindo o valor de cada conta/grupo de conta pelo valor total base. A Análise Vertical pode ser efetuada em conjunto com a análise horizontal, sendo observada dentro do balanço patrimonial.
A Análise Horizontal
Consiste em verificar a evolução das contas do Balanço Patrimonial e da DRE durante um determinado período de tempo, o que é feito calculando o valor atual em relação ao do exercício anterior, conhecido como valor base,