Demonstrações
A Lei das Sociedades pó Ações ( Lei n° 6.404) determina a estrutura básica das quatro demonstrações financeiras.
A Legislação fiscal tornou essas determinações obrigatórias também para os demais tipos de sociedade. Por essa razão, todas as empresas, no Brasil, divulgam suas demonstrações financeiras sob a forma prevista na Lei das S.A.
Essa lei trouxe consideráveis aperfeiçoamentos contábeis em relação às práticas anteriormente vigentes e tornou-se um marco na história da Contabilidade no Brasil, apesar de ainda não incorporar todos os aperfeiçoamentos que seriam possíveis.
Para efeito de Análise de Balanços, a Lei das S.A. representou notável avanço. O conteúdo e a forma de apresentação das demonstrações financeiras atendem perfeitamente às necessidades da Análise de Balanços.
1.2 BALANÇO PATRIMONIAL
É a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa . Ativo -, assim como as obrigações . Passivo Exigível . em determinada data. A diferença é chamada
Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer através de recursos trazidos de for a da empresa, quer gerados por esta em suas operações e retidos internamente.
Robert N. Anthony* conceituado autor americano, afirma que o balanço mostra :
1. As fontes de onde provieram os recursos utilizados para a empresa operar .
Passivo e Patrimônio Líquido . e;
* ANTHONY, Rober Newton. Contabilidade gerencial; introdução à Contabilidade. São Paulo, Atlas, 1981
Análise das Demonstrações Financeiras
Ágil Consultoria - Tel (011) 5594-6365 - e-mail: agil@agil.com.br 4
4
2. Os bens e direitos em que esses recursos se acham investidos.
Essa definição põe em evidência os termos fontes e investimentos de recursos, o que é altamente desejável do ângulo da Análise de Balanços, visto que analisar balanços é, em grande parte, avaliar a adequação entre as diversas fontes e os investimentos efetuados.
É