Demonstração do Resultado do Exercício
A DRE consiste na estruturação, de forma escalonada, demonstrando a apuração do resultado da empresa em determinado em determinado período. Agrupa as conas diferenciais, de receita e despesas, que entraram na determinação do resultado.
Observando o princípio da competência, a DRE evidenciará a formação de vários níveis de resultados mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas.
Receita: entrada de elementos para o ativo sob a forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes normalmente à venda de mercadorias, de produtos, ou à prestação de serviços.
Despesa: custo de uso de bens ou serviços que, direta ou indiretamente deverá produzir uma receita.
Receita bruta de vendas: são as receitas relacionadas com o objeto da sociedade. As vendas deverão ser contabilizadas pelo valor bruto.
Deduções de vendas, abatimentos e impostos: são as deduções de vendas (cancelamentos), subseqüentes às vendas em função do cliente, impostos incorridos sobre vendas, tais como: IPI, ICMS, PIS e COFINS.
Custo das mercadorias e serviços vendidos: são os custos efetivamente incorridos para realizar a recita bruta.
Despesas com vendas: são as despesas incorridas para efetuar a venda.
Despesas administrativas: são as despesas com a manutenção da máquina administrativa da sociedade (salários e encargos sociais da administração, luz, água, telefone, limpeza, segurança).
Despesas financeiras: neste grupo são classificadas as despesas incorridas com a utilização de recursos de terceiros (juros, correção monetária, impostos sobre operações financeiras).
Receitas financeiras: são as receitas auferidas em função em função de terceiros utilizarem os recursos da empresa (juros sobre duplicatas pagas com atraso).
Resultado de participações societárias: são os resultados de equivalência patrimonial, lucros e dividendos recebidos, rendimentos de outros investimentos.
Despesas