Análise do Valor Agregado
A Gestão de Valor Agregado é apontada como o mais apropriado procedimento para examinar o andamento dos custos e prazos de um projeto conformea sua efetividade. Essegerenciamento é compostopelo escopo, o cronograma e os recursos para medir o funcionamento e a evolução do planejado. Baseia-se em examinar a execução do projeto, considerando três dimensões: tempo, custo e escopo.
De acordo com o PMBOK, o desempenho é estimadoconforme a comparação entre o valor agregado e o custo real. Entende-se como valor agregado o valor estimado para fornecer a atividade requisitada pelo projeto em um prazo definido.
Para aferir e avaliar o desempenho do projeto a Gestão do Valor Agregado agrupaescopo, custo e tempo, que conciliado à qualidade compõem o objetivo do projeto. A combinação dessas três componentes se dá perante a aplicação das informações de dependência entre as áreas.
A Gestão de Valor Agregado abriga três critérios para monitorar a execução do projeto:
Valor Planejado: Exibe adespesa inicial do projeto, formando-se como a linha de base da análise.
Valor Agregado: É a despesa equivalente às atividades executadas até ao momento da análise.
Custo Real: Demonstraa quantidade de gastos nos serviços realizados até o momento.
Com essas informações é permitido determinar através de cálculos as variações que mostram a relação entre o que foi planejado e o executado, e os índices de desempenho do custo e prazo do projeto.
A Gestão de Valor Agregado também mostraa previsão de fechamento do projeto planejando as estimativas para o término das operações.
Ao utilizar a análise de valor agregado alguns benefícios se tornam visíveis