Demografia
ANÁLISE DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL E TAXA ESPECIFICA DE FECUNDIDADE , EM JOAQUIM FELÍCIO-MG, BUENÓPOLIS-MG E AGOA DOS PATOS-MG, NOS ANOS DE 2000 E 2010.
INTRODUÇÃO
Uma das taxas mais importantes no que se refere à mortalidade é a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI). Ela corresponde ao risco que um nascido vivo tem de vir a falecer antes de completar um ano de idade. A Taxa Específica de Fecundidade (TEF refere-se ao quociente, em um determinado ano, entre o número de nascimentos vivos de mães em uma determinada idade ou grupo etário e o número de mulheres nesta mesma idade ou grupo etário). O trabalho tem por finalidade analisar as mudanças ocorridas na população, nos anos 2000 e 2010, focando o estudo na Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) e na Taxa Específica de Fecundidade (TEF), comparando os dados entre os municípios de Joaquim Felício, Buenópolis e Lagoa dos Patos. Será utilizada uma revisão bibliográfica sobre medidas demográficas. A fonte para a pesquisa documental será o Sistema Público de Informação em Saúde (DATASUS). Para uma melhor analise buscando compreender faixas etárias especifica como de 0-4, de 15-64 e mais de 65 anos.
A TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL A taxa de mortalidade infantil é obtida por meio do número de crianças de um determinado local (cidade, região, país, continente) que morrem antes de completar 1 ano, a cada mil nascidas vivas. Esse dado é um aspecto de fundamental importância para se avaliar a qualidade de vida, pois, por meio dele é possível obter informações sobre a eficácia dos serviços públicos, tais como: saneamento básico, sistema de saúde, disponibilidade de remédios e