Democracia
O que é o voto? Voto, de acordo com a opinião popular, seria o cumprimento de um direito e dever público, dever esse que representa claramente a democracia. Hoje em dia, o ato de votar pode ser bastante visto nos jornais e na TV, em época de eleição, imagens e vídeos de famílias votando nas urnas eletrônicas são vistam várias vezes ao dia, tudo isso é uma tentativa de mostrar o quão importante é essa atitude.
Porém, o voto hoje, que é universal para todos e moderno (com o uso de urnas eletrônicas) nem sempre foi assim. O Brasil vivenciou vários processos de mudança para chegar no que é hoje; processos esses que começam na época colonial, onde apenas algumas pessoas votavam e eram eleitos os representantes municipais, até a década de 40, onde o sufrágio finalmente surgiu, dando o voto até para analfabetos.
Na era do Brasil Colonial, as eleições eram apenas para as Câmaras Municipais, já que o administrador geral da capitania era escolhido pelo rei. O modo que isso acontecia, porém, não era muito democrático, já que as Câmaras representavam a vontade dos senhores locais mais poderosos do estado.
O sistema de votos era definido pelas Ordenações Filipinas, que estabeleciam que um juiz, três ou quatro vereadores, um escrivão, um procurador e, em alguns lugares um tesoureiro, iam ser escolhidos naquela votação. A eleição ocorria a cada três anos, geralmente acontecia no final do ano e eram presididas por representantes da Coroa. Apto a votar, apenas os homens bons, como eram chamados os homens mais respeitados da classe nobre, na visão do historiador Alexandre Herculano, os homens bons eram escolhidos por um corregedor do reino português.
Em 1821, houve uma eleição para a escolha dos representantes do povo na Corte de Lisboa, como o Brasil havia sido elevado de colônia para Reino Unido de Portugal, vários brasileiros votaram, apesar de uma parcela pequena, já que eram permitido apenas os descendentes puros de portugueses.