Democracia
Trabalho sobre a Democracia no Brasil
3ºB PMC
Competências e Habilidades: relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações para construir argumentação consistente; reconhecer a democracia como uma forma de regime político que precisa ser permanentemente aprimorado.
Ponto de partida - O que Platão pensa sobre a Democracia.
Nossa democracia - O Brasil é um país democrático: vivemos confrontos e debates; temos a livre circulação da informação com cultura e educação para todos; temos rotatividade de poder com as eleições a cada quatro anos.
Crítica feita por Platão à democracia - A Filosofia Política trata da moral, dos homens e da sua vida entre os outros homens organizados na cidade. Ou seja, a Filosofia Política trata do conhecimento da realidade prática em que os homens vivem e agem.
Na obra A República, Platão exercita a Filosofia Política ao descrever os regimes políticos da sua época, o modo de existência que eles propiciam, assim como as formas de degradação desses regimes. A democracia descrita por Platão é um sistema que não considera a especificidade e a competência individual. Assim, o controle do governo pode ser reivindicado por qualquer um.
Segundo Platão, o indivíduo que é criado e vive em uma democracia ignora a hierarquia e as prioridades e em sua vida não há ordem nem necessidade. Seu dinheiro e esforços são gastos sem precedências e, por isso, prazeres supérfluos e necessidades encontram-se na mesma condição.
Platão retrata o homem democrático como um homem dedicado aos prazeres, que não reconhece hierarquia e as autoridades instituídas, e essa condição permite que a democracia, ao se degradar, abra espaço para a tirania. Segundo Platão, a paixão insaciável pela riqueza e a indiferença com que é tratada a hierarquia e os poderes instituídos promovem a passagem da democracia para a tirania.
Proposta