Democracia
Pluralismo: diversidade de interesses e opiniões na sociedade, na qual há presença de múltiplas associações: (1) Voluntárias – participação não obrigatória, escolha individual (2) Não exclusivas – individuo pode participar de varias. Há, no entanto, possibilidade de conflitos. Pluralismo é o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos. Dessa forma o pluralismo político é uma das mais importantes características da democracia moderna. Indica a segmentação ou polarização política, sendo segmentação os grupos que estão divididos por fatores causais diversos, não-ideológicos, com possibilidade maior de aliança (formação da maioria); e polarização sendo os grupos que estão divididos por motivos político-ideológicos, com menor possibilidade de aliança, e presença de partidos anti-sistema. »» Pluralismo Limitado: 3 a 5 partidos relevantes. »» Pluralismo Extremado: 6 a 8 partidos. »» Pluralismo atomizado: mais de 8 partidos.
Consenso: aceitação de regras básicas para a solução dos conflitos – regras da democracia. É um processo interminável de negociação entre os diferentes interesses e opiniões presentes na sociedade. O consenso é sempre construído, precário e não definitivo.
Partidos Políticos e Associações múltiplos representam a diversidade social, a parte do todo: atores do processo de negociação, que buscam o consenso.
Associações: não disputam o poder através das eleições, elas procuram influenciar o poder político.
Partidos: organizações voluntárias que disputam o poder político (governar a sociedade, o todo) através de eleições, da busca de votos. Convivem com os diferentes tipos de grupos.
Função dos Partidos Políticos: Representação. Eles representam os interesses junto ao poder político e aos grupos sociais. Interesses -> do coletivo, do eleitorado.
Articulações de interesse: interesses sociais difusos, atomizados, desorganizados. O