Democracia Direta ou Indireta
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba
Unipac
Curso: Direito
Período: 1º
Aluno: João Batista Veloso Título do Trabalho: Democracia Direta ou Indireta.
Trabalho apresentado à disciplina de Ciência Política, sob a Regência do Prof. Paulo Henrique Deladona.
Uberaba – MG Outubro/2013
Democracia Direta ou Indireta.
Democracia tem origem na palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre os poderes legislativo e executivo. Nas democracias, existem certos princípios e práticas que distinguem o governo democrático de outras formas de governo, conforme veremos mais à frente, pois elas, em sua maioria, foram conquistadas pelo povo a partir de ideias que foram postas em práticas, através de grandes movimentos político-sociais.
A base do conceito de Estado Democrático é, sem dúvida, a noção de governo do povo, revelada pela própria etimologia do termo democracia, devendo-se estudar, portanto, como se chegou à supremacia da preferência pelo governo popular e quais as instituições do Estado geradas pela afirmação desse governo. (DALLARI, 2010 p. 145) Segundo o mesmo (DALLARI 2010), a ideia de Estado Democrático tem raízes no século XVII, porém a imaginação moderna de democracia já se manifestava na Grécia antiga, em especial no que se refere à noção de governo do povo. A consagração da ideia de Estado Democrático acontece através de três grandes movimentos político-sociais que transcende essa ideia do plano teórico para o prático, vejamos:
É através de três grandes movimentos político-sociais que se transpõem do plano teórico para o prático os princípios que iriam conduzir ao Estado Democrático: o primeiro desses movimentos foi o que muitos denominam de Revolução Inglesa, fortemente influenciada por Locke e que teve sua expressão mais