DEMANDA E OFERTA
Demanda e Oferta
Itu/São Paulo
2013
1
Célia Maria Rosa Teixeira
Demanda e Oferta
Demanda e Oferta pesquisa desenvolvida para disciplina de Economia e Mercado do terceiro semestre da
Faculdade Cesar Lattes.
Orientador:
Prof. Marcelo Biagui
Faculdade Cesar Lattes
Itu/São Paulo
2013
2
3
ESTRUTURA DO DOCUMENTO
I - O que é Demanda?
II - O que é Oferta
III - A Hipótese Coeteres – Paribus
IV - Fatores que Influencia a Oferta
V - Fatores que Influencia a Demanda
VI - Bens Substitutos
VII - Bens Complementares
VIII - Elasticidade Demanda
IX - Elasticidade Oferta
4
SUMÁRIO
I – DEMANDA
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.
II – Oferta
A função oferta representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade desse mesmo bem que os produtores estão dispostos a produzir e a vender.
III - A hipótese “Coeteris Paribus”
É uma expressão latina que quer dizer que: “tudo o mais constante”, que faz lembrar que todas as demais variáveis, salvo as que estão em observação (análise), são consideradas constantes.
Permite por exemplo: que o preço de um serviço se modifique, considerando que os homens que trabalham na execução da tarefa, o tempo de trabalho, e a quantidade do serviço executado permaneçam inalterados (constantes).
IV – Fatores que Influencia a Oferta
1º - Preço: Caso haja uma elevação de preços é natural que os produtores se sintam mais propensos, ou seja, mais interessados em produzir.
2º - Escassez de bens substitutos: Caso um bem substituto sofra uma redução em sua oferta os produtores do bem que substitui ao primeiro podem se sentir mais interessados em produzir para saciar a demanda que agora está aberta.
3º -