DELEGA O DE AUTORIDADE DEFINI O E CONCEITO
DEFINIÇÃO E CONCEITO Há várias formas e ver o tema, que varia de pessoa para pessoa. Da ótica do gestor de pessoas, será considerada mais o papel do ser humano do que a execução da tarefa. Conceitualmente, a delegação de autoridade é a transferência de autoridade e responsabilidade para execução de uma tarefa que ao entender do delegante, será melhor executada pelo delegado. Um aspecto a ser discutido é a questão de abrir mão do controle centralizado, pois, a delegação se opõe ao exercício do poder, ao domínio absoluto, utilizando equipes autodirigidas e adotando sistemas orgânicos de administração, difundindo o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, uma solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão. A delegação não significa perda de poder ou enfraquecimento da liderança, mas sim, ficam mais eficazes e os colaboradores fazem parte diretamente das tomadas de decisão.
Há 4 principais bases de delegação de autoridade:
Poder: Dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização, isto significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação, pois, ao delegar a um liderado uma tarefa que deveria ser executada pelo líder, transfere-se o poder de confiança, que sem dúvida, é um voto de confiança.
Motivação: É incentivar as pessoas continuamente, isto é, reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas. Os aspectos motivacionais estão relacionados com os bens intangíveis da organização.
Desenvolvimento: É dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Permitir-lhes participar da discussão e tomada de decisão nos processos administrativos não promove apenas o desenvolvimento das pessoas, mas também promove o desenvolvimento da organização.
Liderança: É orientar