Degradação da imagem
Não é de hoje que o fenômeno das redes sociais é debatido, não tem como negar seus efeitos favoráveis quanto à possibilidade de contato rápido e fácil com amigos e colegas, tornando possível uma vantajosa troca de opiniões e o agradável reencontro com amigos afastados pelo tempo e pela distância.
Entretanto, a exposição pessoal sem medidas e restrições nas redes sociais ocasiona efeitos em todas as maneiras de relacionamentos na sociedade, sendo importante ressaltar, por exemplo, que a análise do perfil em redes sociais faz parte do processo de seleção a empregos por várias empresas.
Diariamente, qualquer um que tenha contato com adolescentes sabe que eles estão o tempo inteiro conectados à internet. Hoje, uma das cenas mais comuns é ver um jovem teclando um celular conectado a uma rede social. É inegável que a internet seja uma comunicação poderosa, um caminho prático para conversar, trocar experiências, passar o tempo, conhecer pessoa, mas diante disso, tem sido observada frequentemente a triste realidade de casos nos quais os jovens se expõem de forma inconsequente, e acrescenta-se a isso o fato da adolescência ser uma fase na qual se obtém uma visão de independência e um pensamento mágico.
Juntamente com isso, a grande realização da exposição de partes íntimas do corpo ou a divulgação de imagens eróticas tem sido gravemente observada, deixando o adolescente em destaque de forma negativa, tornando-o alvo de bullying, acarretando o estrago da estrutura psicológica da vítima levando em conta todo o constrangimento, a vergonha e o medo de ver sua imagem circulando pela rede.
Diante desta realidade, temos que pensar no fato de que cada um é responsável pelo que publica nas redes sociais. Então é