Definições Milicia Privada e outros
Defini-se como Milícia Privada quando certos indivíduos criam, organizam, participam, sustentam ou financiam grupo paramilitar, com estrutura semelhante a militar, usando de armas no intuito de cometer crimes. Esses grupos usam técnicas e táticas policiais oficiais e não raros são compostos por oficiais ou ex oficiais dentro de sua organização. Suas práticas usuais vão de extorsão, constrangimento ilegal, ameaças, domínio ilegítimo de território a serviço de segurança privada, prática essa sob o pretexto de estarem fornecendo segurança para os cidadãos, quando na verdade estão protegendo deles mesmo.
Grupo de Extermínio
Grupo composto de três ou mais pessoas que procuram eliminar indivíduos que, em sua convicção, merecem morrer. Sejam esses grupos contratados para matar ou simplesmente praticando tais atos “gratuitamente”, realizando assim uma “limpeza na sociedade”. Atuam geralmente nas periferias dos centros urbanos, onde a falta de credibilidade nas instituições jurídicas e na segurança publica passam sensação de impunidade.Como são geralmente contratadas para matar, não possuem ligações com suas vitimas.
Como exemplos de crimes que foram praticados por grupo de extermínio podemos citar a Chacina da Candelária e a Chacina de Vigário Geral.
Quadrilha ou Bando
Grupo com mais de três pessoas se juntam com intuito de cometer crime. A distinção de quadrilha e bando não existe mais no entendimento atual. Antes eram distintas pelo fato da quadrilha agir na área urbana e o bando na zona rural. Para que se entenda como delito, não é necessário que se efetive o crime, sendo apenas a formação do bando motivo suficiente para que esse se torne real. Quando em porte de arma de no mínimo um participante, a pena será calculada de forma dobrada a pena inicialmente prevista.
Organização Criminosa
Pode-se dizer que uma Organização Criminosa é uma quadrilha com ensino superior. Enquanto que na quadrilha o legislador não especifica a estrutura de