A Natação
A natação é um desporto conhecido desde os tempos em que era praticado por soldados gregos e romanos.
Esta modalidade é das mais populares em todo o mundo, sendo praticada por pessoas de todas as idades, e é geralmente considerada das mais benéficas para a saúde.
Existem vários estilos de natação: bruços, mariposa, costas e crawl. Pode-se também nadar em estilo livre. Em competição, as distâncias variam entre os 50 e os 1500 m. Há provas individuais e de estafetas. Existe ainda o tipo de natação conhecido como fundo, no qual são percorridos quilómetros, geralmente no mar. Uma das travessias mais conhecidas é a do Canal da Mancha.
Para além da natação pura desportiva, existem ainda outras provas em piscina que se podem integrar no grupo das modalidades de natação: os saltos para a água, a natação sincronizada e o pólo aquático, todas elas também modalidades olímpicas.
Natação
O que é a natação?
É a actividade física do homem e de outros animais que consiste em deslocar-se em meio líquido. Actualmente a natação, em suas várias modalidades, é uma actividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa (por entretenimento).
As suas principais utilizações são recreativas, balneares, exercício e desporto.
Também existe o nado associado ao trabalho, como no caso dos colectores de pérolas, alguns tipos de pescadores e aos cientistas que investigam a fauna e flora aquáticas.
História e origem
A natação é um desporto conhecido desde os tempos em que era praticado por soldados gregos e romanos. O registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás.
Como desporto de competição, teve início, no Japão, no ano de 36 a. C., e passou a figurar como actividade escolar a partir de 1603. Ao longo da Idade Média, na Europa, não foi praticado, devido ao receio de contrair doenças. Em Inglaterra, a natação surgiu no século XIX.
No ano de 1538, Nikolaus Wynmann, um