Definições Isoietas
.
1 - Método de Isoietas - Artigo Publicado / USP – Projeto REENGE. CETESB (1986). Drenagem Urbana – Manual de Projeto. Convênio CETESB/ASCETEB. São Paulo.
Isoietas são linhas indicativas de mesma altura pluviométrica. O espaçamento entre as linhas pode ser definido com base no tipo de estudo a ser desenvolvido, podendo ser de 5 em 5 mm, 10 em 10 mm, etc. (Pedrazzi, 2004). A partir das precipitações em alguns postos levantados, traçam-se as isoietas damesma maneira que se procede em topografia para desenhar curvas de nível. Descreve-se a seguir o procedimento de traçado das isoietas (Pedrazzi, 2004):
1º. definir qual o espaçamento desejado entre as isoietas;
2º. liga-se por uma semi-reta dois postos adjacentes, colocando suas respectivas alturas pluviométricas;
3º. interpola-se linearmente determinando os pontos onde vão passar as curvas de nível, dentro do intervalo das duas alturas pluviométricas,
Traçado das isoietas.
4º. procede-se dessa forma com todos os postos pluviométricos adjacentes;
5º. ligam-se os pontos de mesma altura pluviométrica, determinando cada isoieta;
2 - Método das Isoietas - Artigo Publicado UFRRJ / Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva.
No mapa da área são traçadas as isoietas ou curvas que unem pontos de igual precipitação. Na construção das isoietas, o analista deve considerar os efeitos orográficos e a morfologia do temporal, de modo que o mapa final represente um modelo de precipitação mais real do que o que poderia ser obtido de medidas isoladas. Em seguida calculam-se as áreas parciais contidas entre duas isoietas sucessivas e a precipitação média em cada área parcial, que é determinada fazendo-se a média dos valores de duas isoietas. Usualmente se adota a média dos índices de suas isoietas sucessivas.
3 - Método das Isoietas - Artigo Publicado – CPRM Serviços Geológicos do Brasil Coordenadores Gerais: Cássio Roberto da Silva - Frederico