Definições de tipos de governo
Autocracia: Vulgarmente, definimos como “um governo baseado nas convicções de uma só pessoa”. O termo de origem grega significa poder por si só, na qual, apenas uma figura detém o poder. Nesse governo, é necessário que um líder tome todas as decisões governamentais, controle toda a administração e todo o poder de sua jurisdição e é livre para tomar todas as medidas. Não há necessariamente a figura de um rei ou imperador, sendo o próprio nazismo, um exemplo de governo autocrata.
Burocracia: Trata-se de um conceito muito usado, tendo como característica um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina. Max Weber, grande estudioso da burocracia, pondera: “administração burocrática significa fundamentalmente o exercício do controle baseado no conhecimento e este aspecto é o que a faz especificamente racional”.
Demagogia: É a forma de exercício do poder na qual aqueles que, tem vasto conhecimento em oratória, iludem massas com promessas que provavelmente não serão cumpridas. É classificada como uma forma corrupta de governar, tendo como objetivo a conquista do poder ou outras questões correlacionadas. Pode ser encontrada em campanhas eleitorais, na quais, os demagogos utilizam de várias técnicas para aliciar os eleitorados e conquistar os seus votos.
Cleptocracia: É basicamente o seu significado de origem grega: “estado