Definições de ide, ego e superego
Ao Id foi atribuída a parte primitiva da mente, ou seja, o instinto irracional que se manifesta sem a preocupação com princípios morais, éticos, etc. O Id é mais evidenciado na infância do que na fase adulta, pois na infância a mente é dominada pelo desejo de ter seus pedidos atendidos imediatamente. Na fase adulta, o Id é influenciado pelo Ego e Superego.
Ao Ego foi atribuída a parte de equilibrar os anseios do Id e do Superego de forma racional e consciente. O Ego possui elementos conscientes e inconscientes que se conflitam para que uma decisão seja tomada. No Ego também se alojam os mecanismos de defesa, as manifestações que o Ego apresenta para se livrar de forma inconsciente de situações que provoque dor psíquica, angustia.
Ao Superego foi atribuída a função de impedir a realização dos instintos e desejos do Id. Influencia o Ego de forma a castigá-lo por se influenciar pelo Id provocando os sentimentos de culpa e recompensá-lo quando é influenciado por atitudes aceitáveis. Utilizam regras, éticas, valores e moralidades para agir no Ego de forma a censurar o Id. Fonte de pesquisa Brasil Escola Exemplo de situações dentro da organização empresarial que utilize as 3 teorias:
IDE Um consultório funciona com apenas uma única sala de atendimento quando recebemos uma proposta do proprietário do imóvel de aumento da estrutura para montar mais salas de atendimento, simplesmente o negocio é fechado sem nenhum tipo de planejamento num ímpeto de emoção e sonho. Contrata-se a equipe trazendo os amigos que se formaram na mesma faculdade, muito capacitados, mas que dificilmente aceitam cumprir regras. Após pouco tempo de funcionamento percebe-se que o negocio está à beira da