Definição de salário
Segundo Oliveira (2011) o art. 428, § 2º. da CLT, com redação dada pela Lei no. 10.097/2000 define salário como:
É a contraprestação devida e paga diretamente pelo empregador a todo empregado. Ele pode ser pago mensal, quinzenal, semanal ou diariamente, por peça ou tarefa; o salário nunca poderá ser inferior ao salário-mínimo; ao menor aprendiz, salvo na condição mais favorável, será garantido o salário mínimo hora. (OLIVEIRA, 2011, p.8)
Assim sendo salário é a remuneração que o empregador paga ao funcionário pelo serviço prestado. Salário é a recompensa que um indivíduo recebe pelo trabalho prestado a uma organização.
O trabalhador presta serviço em troca do salário que receberá conforme o que foi estabelecido em contrato, comprovando o vinculo entre o empregado e o empregador. Por meio desse salário, o trabalhador pode satisfazer certas necessidades, sejam elas financeiras ou pessoais.
Não existiria trabalho, se não houvesse salário, um elemento depende diretamente do outro.Assim pode-se verificar que o ser humano faz trocas. Todo fazer do homem, é causado por alguma motivação de acordo com aquilo que será realizado.
Resumo do texto: “Até que ponto o dinheiro motiva ou não as pessoas?”
Nos dias atuais as organizações buscam entender os mecanismos da motivação. Alguns acreditam que o dinheiro é um dos elementos que promovem a motivação nas pessoas, mas isso é um engodo. A motivação é na verdade é a expressão das percepções neurológicas em que um conjunto de emoções específicas se manifesta na mente do indivíduo. Portanto, a motivação é fator interno e não externo ao indivíduo e por isso o dinheiro não pode ser motivador. Essa idéia falsa é veiculada por pessoas apegadas à matéria. Em estudo realizado pelos Doutores Tim Kasser e Richard Ryan em 13 países diferentes, concluiu que a busca por bens materiais não trás satisfação duradoura ao ser humano, sendo causa de baixa estima, ansiedade, insatisfação e