Reconhecimento de voz
Com a disponibilidade de algoritmos que permitem o reconhecimento de linguagem, aliados às plataformas de alta disponibilidade e escaláveis - com funcionamento ininterrupto 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a precisão nos acessos tanto via telefone fixo como celulares -, as empresas estão percebendo que é necessário uma inovação no seu atendimento para se destacar diante dos concorrentes.
No Brasil, existem aproximadamente 20 sistemas em produção utilizando o reconhecimento de voz. Destes, cerca de 1/3 são portais de voz, o que acaba causando uma certa confusão de nomenclatura.
Por definição, portais de voz são aplicações que acessam dados no mundo da Internet de maneira transparente (como ouvir seu e-mail por telefone), sua navegação utiliza comandos de browser, como palavras chaves e ataclhos, e, em uma única ligação, o usuário acessa várias informações e dados. Nem sempre todas aplicações podem ser chamadas de portais de voz.
Uma pesquisa do Evans Group, realizada com 250 clientes da Nuance, apontou que 83% dos usuários preferiam utilizar o reconhecimento de voz a discar e que 74% preferiam atendimentos dirigidos com utilização de reconhecimento de voz, em vez de falar com um atendente.
Uma consultoria do Reino Unido, a Ovum, estimou que o mercado global para sistemas de voz atingirá US$ 26 bilhões em 2005. Já o Kelsey Group calcula que apenas nos EUA este mercado será de US$ 12 bilhões em 2005.
O funcionamento básico do reconhecimento de voz resulta da integração entre uma placa com processadores digitais que realiza a captura e o tratamento do áudio falado, com um algoritmo