Definição de brinquedoteca e suas caracteristicas
[pic]
Vivemos numa época em que a criança não tem mais liberdade de brincar como antigamente, nas ruas, nas praças, seja por falta de espaços, seja por falta de seguranças nos espaços disponíveis. O fato é que as crianças de hoje passaram a brincar menos, pois gastam uma grande parte de seu tempo na escola ou na soma do tempo da escola com o do deslocamento de casa para a escola e da escola para casa.
De acordo com Maria Angela Barbato Caneiro, responsável pela Associação Brasileira de Brinquedotecas, hoje cada vez mais as brincadeiras voltam-se para o individualismo e a competitividade. Enquadram-se neste grupo de brinquedos, os eletrônicos. Com isso, o brinquedo industrializado e a televisão passaram a disputar a atenção das crianças. Atualmente, grande parte das crianças sofre com o problema da integração social, tanto na sua interação com outras crianças, quanto com os adultos .
O desenvolvimento social das crianças é um assunto importante e deve ser tratado de forma adequada, pois a criança que vive em comunidade adquire valores de grupo. Neste ponto, a brincadeira tem participação especial. No intuito de valorizar a brincadeira e fazer dela um ponto importante no desenvolvimento infantil, surge a Brinquedoteca, ajudando a suprir a necessidade de um espaço onde a criança possa se integrar socialmente e vivenciar atividades em um ambiente repleto de ludicidade. É possível, também associar o aparecimento da Brinquedoteca como resultado de uma sociedade que teve de abolir a rua como local de encontro e brincadeira de crianças.
A Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda. O propósito da instituição é " valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; estimular o desenvolvimento global das crianças; despertar o interesse