Definir cido e base segundo Br nsted
A grande vantagem da teoria dos ácidos e bases de Brönsted - Lowry está na abordagem do meio em que estão presentes estas substâncias. Enquanto a teoria clássica ficou restrita a meios aquosos, onde ácidos liberam íons hidrogênio e bases liberam hidroxila, esta foi mais além, mostrando que o próton de hidrogênio é o responsável pelo caráter ácido-básico. Tendo em vista que provou ser uma teoria que se adapta a qualquer solvente prótico enquanto nesta categoria espécies químicas (substância, molécula ou íon) que até então a teoria clássica foi insuficiente para explicar.
2. Caracterizar um sistema tampão e indicar os fatores que determinam sua eficência.
Solução tampão é aquela solução que resiste a uma variação do pH quando se adiciona ácido ou base. Consiste de uma mistura de ácido fraco de Brönsted e sua base conjugada. Ex: Misturas de ácido acético e acetato de sódio ou hidróxido de amônio e cloreto de amônio. A importância da solução tampão está em sua capacidade de impedir mudanças bruscas de pH. Por exemplo, o plasma sanguíneo é a solução tampão ideal para conservar os valores do pH do sangue em 7,2 – 7,3 ± 0,2, pois fora desse intervalo não há vida.
Os fatores de eficiência de um tampão são:
• Concentração molar dos componentes do tampão. A capacidade tamponante é diretamente proporcional à concentração molar dos componentes.
• Relação entre concentração da base conjugada e ácido fraco. A solução tampão mais eficiente tem: [Ácido] = [Base]
3. Definir pKa e descrever os procedimentos experimentais para determinar o valor do pKa do ácido acético.
O valor de pKa é uma outra medida que indica a força do ácido: quanto menor seu valor, mais forte será o ácido. A situação é o inverso da observada em Ka, em que maiores valores implicam ácidos mais fortes. A definição de ácido mais importante para a Bioquímica é a de Bronsted, que diz ser:
Ácido: qualquer substância que pode doar prótons.
Base: qualquer substância que pode